topo
linha2


Fotogaleria
 
» Home » Eventos » Sociais » Agradável Noite de Fados

Agradável Noite de Fados

Texto e fotos: Natividade e Carlos Ledo
25 de Março de 2011

Adiaspora.com

 

Costumam dizer as nossas gentes que o Fado é a alma do povo português.

É verdade irrefutável que a nossa canção nacional é parte integrante das nossas vidas, sobretudo quando se fala do sentimento da Saudade: saudade da nossa terra, saudade do nosso viver, saudade das nossas cantigas e da nossa música...

O fado é vida e viver é fado.

As temáticas que encontram expressão no fado são inspiradas pela panóplia de vivências e emoções que a vida encerra. Assim, por vezes encontramos conforto, nas horas menos felizes, no delicado trinar das guitarras e no voo da voz enleante do fadista, que, no seu canto, no seu pranto, transporta e eleva o nosso espírito para as esferas transcendentais e divinas.

Ouvir o fado é um momento íntimo, é um espaço onde a alma se encontra consigo própria e com o sábio silêncio cósmico. Ouvimo-lo em nossas casas através das múltiplas gravações que a tecnologia moderna nos propicia, ou nas casas de fado onde os amantes da canção nacional se agregam à volta de um repasto e do convívio.

 Foi o que aconteceu, no passado dia 25 de Março, no Restaurante Dona Nata B.B.Q. Chicken, sito no 2 Rosemount Ave. Unit #15", em Toronto. As suas proprietárias, Fátima Silva e Rosa Ferreira, realizaram, pela primeira vez, uma noite dedicada ao Fado, nesta que é uma casa bem à portuguesa, onde se pode desfrutar de uma grande variedade de pratos típicos e regionais, num espaço acolhedor com capacidade para receber 60 a 70 pessoas.

Não obstante o frio cutilante que se fazia sentir naquela noite, no interior do restaurante o calor humano era, todavia, mais forte. Depois do jantar, e em conformidade com as demandas da nossa tradição, o silêncio amantou a sala para se ouvir cantar o fado. Com Maria José Martins na apresentação e o som a cargo do Martins Sound Mix, de Jose Martins, foi apresentado a um aliciante programa de fado, abrilhantado pelos talentos de um excelente elenco de fadistas e guitarristas. 

António Amaro, à guitarra, e Tony Melo, à viola, deram início ao serão musical, com uma rapsódia que mereceu uma grande salva de aplauso, pela sua esmerada e exímia execução. Por sua vez, ainda na primeira parte do programa, os fadistas Maria Julieta e Tony Castro propiciaram um belo e envolvente espectáculo, executando alguns dos fados mais populares e queridos entre as nossas gentes. Foi apresentado também um pedido de desculpas pela ausência de Avelino Teixeira, devido a um resfriado que impossibilitou a sua participação.

Após um breve intervalo, que os convivas aproveitaram para confraternizarem e pôr a conversa em dia, deu-se seguimento ao espectáculo, que finalizou com uma forte ovação aos artistas participantes naquela que foi uma agradabilíssima noite de fado. Foram ainda anunciadas as festividades do Dia de Mãe, que terão lugar no próximo mês de Maio, com datas a combinar.

Foi sem dúvida um serão bem passado, num ambiente amigável, cheio de gente alegre, sorridente e divertida. Agradecemos o convite que nos foi endereçado em nome dos amigos, José e Maria José Martins, desejando às proprietárias deste espaço promotor da gastronomia portuguesa as maiores felicidades e muito sucesso.

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007